Não dá para imaginar. Como já havia dito, estive em um Congresso para Educadores EAD em Batatais no início do mês. O tema do Congresso era "O Educador Claretiano e os atuais desafios educacionais: buscas e alternativas". No segundo dia, tivemos que nos inscrever para assistir a algumas apresentações orais de acordo com o nosso interesse. Já havia assistido a duas comunicações orais e ficado em estado de êxtase com tantas novidades, porém, a terceira, assisti meio a contra gosto achando que não tinha nada a ver comigo. Santa Ignorância... A Dra Juliana Mazzonetto Teófilo nos deu uma ideia, na sua sucinta apresentação, da poderosa ferramenta de trabalho que poderemos utilizar enquanto docentes demonstrando a sua potencialidade como instrumento fornecedor de evidências de aprendizagem significativa.
Trata-se do MC - Mapa Conceitual que é uma dinâmica de trabalho em equipe onde o intuito é a reconstrução de ideias previas, gerar novas aprendizagens, fazer novas relações e elaborar perguntas tão importantes quanto as respostas. O aluno que participa deste exercício terá que desenvolver sua habilidade de leitura e interpretação de texto, reflexão sobre o conteúdo, fazer inter-relação de conceitos, construir conclusões e gerar novos questionamentos. Trata-se de uma aprendizagem significativa(David Ausubel). A Dra Juliana também avalia a relação dos alunos quanto a montagem do MC. Menciona que os educandos gostam de ser avaliados em atividade de equipe porque querem ser reconhecidos pelos seus esforços.
Como ferramenta de apoio tecnológico foi sugerido o software Cmap Tools. Porém, não havendo a disponibilidade de uso do aplicativo, o mapa poderá ser construído em painéis com colagens e pincéis atômicos. Há alguns critérios que devem ser exigidos para que os alunos não só aprendam a construir relações mas a ter uma postura responsável com o material a ser usado. Respeito ao meio ambiente aproveitando materiais e utilizando os de menor impacto ambiental.
Construir um mapa conceitual não e tarefa fácil e nem deve ser feito isoladamente mas vale a pena buscar mais informações a respeito e começar o trabalho.
Para saber mais sobre o assunto:
Moreira, M.A.(2006a). Mapas conceituais & diagramas V.Porto Alegre. Ed.do Autor
Moreira, M.A.(2006b). A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília. Editora da UnB
Resumo, introdução e conclusão
Há 4 anos


