
Segundo Freinet, a educação é sinônimo de "expressão". Apesar de que na década de 70, Paulo Freire deu maior relevância à concepção da educação para os meios" não devemos esquecer que é fundamental conhecer o contexto do processo e comunicação no qual a leitura e a escrita se produzem.
No cenário em que estamos vivendo estamos nos defrontando com uma avalanche de novas tecnologias e constante indagações decorrentes do impacto desses avanços nos diferentes espaços de convício social.
Expressar-se, é dar voz ao pensamento e publicar é compartilhar o seu momento.
A informação nunca foi tão fácil de ser obtida mas o grande problema está em acompanhar todas essas informações , processá-las e obter um ganho positivo com o que estamos visualizando.
A tanto o que se ver e ouvir que pouco é interiorizado para ser refletido.
Portanto, devemos fazer uma reflexão, superando o deslumbramento ante as novas tecnologias, mas que nos traga uma visão realista do saldo que estas ferramentas podem contribuir para o aprendido do aluno. E, ainda, porporcionar momentos de "expressão", entre os envolvidos na área da educação. Assim, poderemos almejar ter novas e mais sofisticadas formas de relação com o conhecimento. Ter sabedoria não significa ter todas as respostas, mas pensá-las ante uma situação que exige tomada de decisão, pesquisa e investigação.
Sintam-se acolhidos e convidados!
K.

Nenhum comentário:
Postar um comentário