Prezados professores, pais e alunos ...
Se faz necessário uma nova visão para o mundo que surge diante de tantos avanços tecnológicos. Nascem novas linguagens, novas relações e um novo conceito de tempo e espaço. O conceito de cidadania se expande e agora chamamos de "Cidadãos do mundo". Pertencemos a uma sociedade mundial e uma nova maneira de perceber e agir nesta realidade.
Não devemos nos apavorar mas refletir, intervir, buscar e compartilhar os nossas descobertas.
De uma maneira geral as mudanças assutam os seres humanos que se acomodam em sua zona de conforto. Esta mudança não é mais questionável mas inevitável.
No cenário atual, as gerações se chocam: os nativos da era digital e os migrantes.
Nossos alunos e filhos nasceram com a tecnologia do celular, midias digitais e acessos a web. E nós? Travamos uma luta constante de migração e adaptação a esta nova cultura.
Mas, deve ser uma batalha prazeirosa, uma conquista a cada dia, reformular, reconstruir e ir adiante.
Porém, o maior desafio não está em adaptarmos mas em entendermos o momento em que estamos vivendo.
"À educação impõe-se uma responsabilidade ética e social diante da hegemonia econômica mundial, cujo suporte são as tecnologiass de informação e da comunicação. Considerando que os jovens povoam o universo das comunicações, em que se dão trocas culturais radicais, que desafiam enfrentam o sistema educativo?" (Cfr.MOREIRA,M.H. Lendo o mundo da comunicação).
Inúmeras ações tem que ser tomadas diante desta nova realidade educacional além de criar metodologias para a alfabetização multimedial (tecnologica e informacional). Haverá de se pensar em adquirir competências para uma interlocução real dentro de um processo e múltiplos fluxos de comunicação.
Convidovocês, professores, pais e alunos, a refletirem comigo esta nova era e acharmos juntos soluções e propostas harmônicas, solidárias e pertinentes a este novo momento.
Uma grande abraço,
Kátia Maria Averaldo Guimarães
Resumo, introdução e conclusão
Há 4 anos

Nenhum comentário:
Postar um comentário